Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Barretos

Barretos decreta situação de emergência em razão da estiagem e solicita utilização de poço particular

Publicada em 09/08/18 às 12:45h

por divulgação


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação Internet)

A Prefeitura de Barretos decretou situação de emergência no Município devido à estiagem e determina medidas administrativas, como a utilização do poço profundo da empresa Barretos Country Acquapark, localizado na Vicinal Pedro Vicentini 303, e restrição da captação de água à montante do Córrego Pitangueiras, mediante a requisição de medidas e providências junto ao DAAE (Departamento de Água e Energia do Estado de São Paulo), órgão estadual competente.

A situação de emergência terá vigência de 150 dias. O decreto 9.413, de 6 de agosto/18, foi publicado na Folha de Barretos, jornal oficial da Prefeitura de Barretos, que está disponível no site: www.barretos.spo.gov.br.

A solicitação para utilização do poço profundo de propriedade da empresa Barretos Country Acquapark, um hotel e parque aquático da cidade, foi feita após os proprietários permitirem solidariamente o uso do investimento particular, que aguarda outorga do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). O prefeito Guilherme Ávila destacou que “o empresário Eduardo Ferreira Leite, um dos proprietários do Barretos Country, não pensou duas vezes antes de permitir que utilizássemos o poço para servir à cidade, um ato de cidadania”.

O superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos), Sílvio Brito, explicou que a captação de água no Poço Profundo chamado de Comitivas, de propriedade da Prefeitura, está paralisada, pois a reforma do poço detectou problemas estruturais graves e a bomba adquirida pelo Município apresentou defeito, tendo que ser trocada por outra, ainda dentro do prazo de garantia, uma vez que só funcionou para testes. “Com esse período de estiagem mais severa, buscamos a alternativa do uso de um poço particular para garantir o abastecimento, uma solução emergencial e provisória”, disse.

O decreto emergencial determina ainda uma medida preventiva, que suspende a captação de água do Córrego Pitangueiras por empresas particulares, para que o volume seja mantido em condições de permitir a continuidade da captação pelo Município para finalidade exclusiva de abastecimento da população. Ao estabelecer o decreto, a Prefeitura considera que:

 

1 - a escassez pluviométrica no Município de Barretos, apurada nos primeiros seis meses do ano de 2018, conforme dados da Coopercitrus Agrícola, que mostram um índice pluviométrico de apenas 338mm, volume este 45,5% menor que o apurado no mesmo período do ano de 2017.

2 - que no Município de Barretos o abastecimento de água potável para atender as necessidades básicas da população é feito por meio subterrâneo e superficial, e por perdurar a estiagem, os mesmos não têm sido suficientes para atender o abastecimento da população; que é de conhecimento público e amplamente divulgado pela mídia que a estiagem atual é uma das maiores da história, afetando o abastecimento de água potável em diversas regiões paulistas, inclusive com a decretação de situação de emergência e ocorrência de racionamento em diversos municípios.

3 - que o Município de Barretos encontra-se em situação emergencial, em razão da seca e baixa vazão dos mananciais para abastecimento da população; que a captação de água dos reservatórios subterrâneos encontra-se prejudicada pela ocorrência de problemas técnicos no bombeamento de água do poço localizado na Via das Comitivas, que se encontra atualmente sem utilização para a realização de reparos, sem prazo definido para o seu restabelecimento.

4 - que a vazão do referido poço é de 280 mil litros por hora, que atende uma população de aproximadamente 35 mil) pessoas.

5 - que em razão da estiagem, a captação de água por meio superficial não é suficiente para atender a demanda do poço que se encontra prejudicado.

6 - que o referido poço também atende o abastecimento de todo o Recinto do Parque do Peão; que no dia 16 de agosto de 2018 será iniciada a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, reconhecidamente um dos maiores eventos do gênero no mundo, com o recebimento de grande número de visitantes, trazendo inúmeros benefícios comerciais e financeiros para o Município.

7 -  que a empresa Barretos Country Acquapark Ltda., localizada na Via Pedro Vicentini, 303, em Barretos. possui poço profundo para captação de água potável, com capacidade de atendimento da população barretense até que o poço localizado na Via das Comitivas seja reparado totalmente.

8 - que as captações à montante do Córrego Pitangueiras acarretam a redução no volume disponível para a captação visando o abastecimento de água potável para a população do Município.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (17) 98110-4506

Copyright (c) 2018 - Jornal do Cidadão Regional