Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Educação

Secretaria de Educação incentiva às atividades culturais fornecendo itens para Queima do Alho

Publicada em 09/08/18 às 15:26h

por divulgação


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar agregou neste ano nos cardápios das unidades escolares um dia de comemoração típica regional. Todas as escolas municipais e estaduais que optaram pela realização da Queima do Alho, comida típica das comitivas de peões de boiadeiro, foram atendidas pelo Departamento de Alimentação Escolar, que entregou os itens necessários para o preparo da saborosa refeição.

Segundo a nutricionista Mariana de Abreu Messineti, o cardápio especial de comemoração típica, que é opcional para a unidade escolar, está disponível no site da Prefeitura para consulta.  Elaborado para atender as necessidades diárias das crianças e adolescentes e fomentando a cultura local da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, foi escolhido um dia no mês de agosto para as comemorações locais, sendo neste dia o cardápio composto por arroz, feijão, farofa, mandioca, churrasco e salada, ficando na responsabilidade de cada unidade escolar o preparo e distribuição das refeições.

Mariana explicou ainda que de acordo com a Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, no seu Art. 14, os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados com utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada.

“Nesse sentido, atendemos aos pedidos dos gestores, incentivamos o preparo e a degustação dessa comida típica e tradicional na cultura local, especificamente no mês de agosto, sem comprometer as necessidades nutricionais das crianças”, observou Mariana.

A secretária municipal de Educação Valéria Recco, comentou os pedidos dos gestores pelos itens que compõem a comida típica, enaltecendo e colaborando com a iniciativa cultural e educacional que abrange o folclore local, nesta época do ano, concluindo que o alunado da rede municipal tem a oportunidade de estudar, vivenciar e aprender além dos conteúdos curriculares de cada nível de ensino, a alegria de conhecer e saborear a Queima do Alho, mantida desde os primórdios da história de Barretos.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (17) 98110-4506

Copyright (c) 2018 - Jornal do Cidadão Regional